O Déspota Esclarecido



Nossa esperança de um Brasil melhor sempre morre após uma eleição e, com sua morte, surpreendentemente renasce até a próxima eleição. Foi, é e será assim por um bom tempo, confirmando a sentença: “brasileiro não desiste nunca”.

Tenho certeza que em algum momento surgiu lá no fundo de sua alma o desejo de termos um político super-herói. Aquele que viria acabar com a pobreza, traria educação, acabaria com a desigualdade econômica e social. O iluminado que faria as leis perfeitas. Aquele que elevaria o Brasil ao patamar de país desenvolvido e potência mundial.

Ele existe? Não. Nem Getúlio e nem Lula chegaram perto. Mas há um nome para ele: déspota esclarecido.

O déspota esclarecido, de maneira bem superficial, seria um rei ou um ditador. Ele seria responsável pelo comando de todas as decisões políticas e administrativas do país, sem mecanismos de filtro como senado ou câmara.

Ele seria uma pessoa altamente culta e, apesar de ser um “ditador”, não impediria ou limitaria nossas liberdades. Ele é considerado ditador porque não cederia o posto de Chefe de Estado, ou seja, após tomar o poder – ainda que de forma democrática – ele permaneceria nele até sua morte.

O mundo nunca conheceu pessoa assim. Há vários relatos de possíveis exemplos de déspotas esclarecidos na história, mas nenhum realmente atingiu tal nível.

Pensar nele é sedutor, mas arriscado. Um exemplo de país que acreditou ter encontrado seu déspota esclarecido, chamando-o de führer, criou um dos mais cruéis de todos os ditadores e principal responsável pela última guerra mundial. Então, apesar de não termos os comandantes perfeitos, pelo menos temos o poder de escolha. Quem sabe um dia acabaremos digitando confirma para ele.

Comentários

  1. Gostei da forma que você escreve. O assunto é sério e você foi bem objetivo num assunto altamente complexo.

    ResponderExcluir
  2. olá, parabéns pelo blog. estou seguindo você aqui, segue o meu lá também \o/

    www.foiporquerer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Achar um cara assim é dificíiiiiilimo! Mas ok, como você mesmo disse: brasileiro não desiste nunca.

    Parabéns pelo blog, gostei!

    http://iampurplepineapple.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabens ae pelo blog...

    Seguindo...

    Visita uh meu ae
    http://www.clickloko.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a maneira na qual você escreve.
    http://lollyoliver.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, parabéns.
    Estou te seguindo, se puder retribua:
    http://entreaquija.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário