Os melhores apps dos Tribunais de Justiça

 


 A pandemia do COVID-19 resultou em uma inegável aceleração da digitalização de inúmeros serviços. O Poder Judiciário também sofreu essas mudanças.

Os Tribunais rapidamente adaptaram suas atividades, passando a atuar em home office, fato que levou a novas medidas de relacionamento com os jurisdicionados.

O CNJ, vislumbrando os benefícios dos serviços digitais, lançou o "Juízo 100% Digital", em que todos os atos processuais passaram a ser praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto, seja as audiências, sessões de julgamento, despacho com o magistrado, sustentação oral, tudo exclusivamente por videoconferência e meios digitais.

Temos também o "balcão virtual",  possibilitando o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país.

Todos esses serviços têm se mostrado eficazes para a dinâmica dos novos tempos. No entanto, os aplicativos dos Tribunais não se adaptaram no mesmo ritmo.

Conheça abaixo os aplicativos disponíveis hoje para download e um pouco de suas funções:

 

9) TJRS 

O app do Tribunal gaúcho possibilita verificar a movimentação processual, notícias e informações.

Não é possível realizar atos judiciais pelo aplicativo.


8) TJSP Mobile 

O app do Tribunal Paulista possibilita verificar a movimentação processual, inclusive a pasta digital, além dos endereços dos fóruns em todo o Estado, notícias, informações e serviços.

Não é possível realizar atos judiciais pelo aplicativo.


7) JTe 

Integrado ao TST e aos TRTs, o aplicativo tem por destaque a consulta da movimentação processual e a possibilidade de alerta.

Não é possível realizar atos judiciais pelo aplicativo.


6) TJCE

Aplicativo do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará com serviços de ouvidoria e consulta processual para advogados e público geral.


5 TJAM

O App de consulta unificada processual do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).


4) TJBA

É possível consultar movimentação processual, pauta de julgamento


3) TJRN - PJe

O aplicativo permite a realização de consulta processual, download dos documentos disponíveis no processo, favoritar o processo pesquisado para facilitar consultas futuras, integração com a agenda do smartphone para salvar lembretes de datas de audiências, notificação de movimentação dos processos salvos nos favoritos do interessado, consulta de jurisprudências e consulta de pautas das unidades judiciárias.


 2) STJ CPE Mobile

O aplicativo do Superior Tribunal de Justiça permite a consulta processual e jurisprudencial, além de permitir a realização de protocolo judicial:



1) ePROC TRF4 

Certamente o mais completo entre os aplicativos.

O aplicativo do TRF4, que engloba a JFPR, JFSC e JFRS, Além de permitir a consulta processual e trazer notícias do Tribunal, o aplicativo apresenta contagem de prazo e alerta de movimentação processual.


Percebe-se que ainda são poucos os Tribunais que criaram aplicativos próprios para acesso ao sistema de processo eletrônico. 

Entre aqueles que possuem aplicativo próprio, grande parte se destina exclusivamente à consulta processual.

No caminho acelerado de digitalização incentivado pelo CNJ, a integração como smartphone ainda precisa de uma grande revolução.

Comentários

Postar um comentário