PJE: 5 DICAS ESSENCIAIS PARA FACILITAR A UTILIZAÇÃO

 




Inúmeras são as reclamações contra o sistema de processo eletrônico PJe. De fato, ele não é o melhor sistema, conforme já analisado pelo blog. No entanto, ele está longe de ser o pior sistema.

O que vemos é uma grande diferença entre ter o acesso ao processo de forma eletrônica, a exemplo do ESAJ, e executar todos os atos processuais pelo próprio sistema ou até mesmo pelo celular, conforme se vê no EPROC, este eleito em levantamento do CNJ e TCU como o melhor sistema de processo eletrônico.

O PJe não é mero sistema de protocolo. Ele é um sistema completo que permite promover a abertura e fechamento de prazos, substabelecimentos e habilitações dos advogados. O que falta é conhecer melhor suas funcionalidades.

Sendo assim, considerando que o PJe é o sistema oficial indicado pelo CNJ e adotado pela maioria dos Tribunais, apresentamos 5 dicas para facilitar a utilização do sistema.


 1)      Habilitação/substabelecimento

O PJe permite que o próprio advogado realize a gestão dos substabelecimentos e habilitações no sistema.

Para isso, basta acessar PROCESSO – OUTRAS AÇÕES – SOLICITAR HABILITAÇÃO:



Depois basta incluir o número do processo em que se pretende habilitar/substabelecer, clicar na opção “solicitar habilitação nos autos”  e seguir o passo-a-passo.

É possível incluir, excluir e substituir os advogados da parte.

Dica importante: antes de protocolar o subs/procuração preencha o campo “descrição” com o nome do respectivo instrumento.


 2)      Organizar os processos com a opção “caixas”

 

O PJe mantém na caixa de entrada todos os processos vinculados a sua OAB, independentemente da fase processual. Mesmo processos arquivados se mantêm na caixa de entrada.

É possível alterar manualmente essa situação. Para tanto, basta utilizar a opção “nova caixa” e organizar os processos da maneira que entenderes adequada:

 

Uma dica é criar ao menos 03 caixas: Arquivado, Sobrestado e Tribunal. Assim, basta selecionar o processo e mover para a caixa criada, deixando a caixa de entrada mais organizada.


 3)      Assistente de advogado

 

É possível criar um para o estagiário ou a secretária ter acesso aos seus processos.

A solução é simples: em CONFIGURAÇÃO temos a opção PESSOA. Ali encontraras a opção ASSISTENTE DE ADVOGADO:

 

A partir de então é só ir na opção PRÉ-CADASTRO e criar o perfil para seu assistente. Com isso ele conseguirá ter acesso ao sistema PJe.


 4)      Adicionar documentos aos favoritos

 

Caso possuas uma ação com muitos documentos ou tenhas interesse em destacar um documento para fácil acesso, o PJe disponibiliza a opção “adicionar aos favoritos”, presente acima de cada arquivo:

 

Após clicar na estrela o documento estará disponível de forma destacada na parte “favoritos”: 


5)      Antecipar abertura de prazo

 

Por fim, como última dica indicamos aos casos em que se pretende manifestar com urgência.

Quando realizada a intimação pelo sistema PJe o expediente só aparecerá no dia seguinte. Contudo, é possível antecipar a abertura do prazo.

Para isso, uma vez identificada decisão de intimação basta acessar o processo e acessar a opção “expedientes”:

 Os dados de todas as intimações constam ali e será possível realizar a abertura e peticionamento em intimação pendente de abertura.

 


Comentários