sexta-feira, 5 de outubro de 2018

DO 05 AO 07 DE OUTUBRO




No dia 05 de outubro completaremos 30 anos da nova República. Após 02 dias dessa data marcante, no dia 07 de outubro, seremos chamados a mais importante das eleições desses 30 anos.

Naquele dia 05 de outubro de 1988, Ulysses Guimarães, o Presidente da constituinte, no discurso que melhor traduz “o espírito da lei” disse: “A nação quer mudar. A nação deve mudar. A nação vai mudar”. Essas palavras podem ser utilizadas no dia 07 próximo, porém, não de modo otimista.

O cenário atual do pleito eleitoral aponta que o resultado do dia 07 de outubro, de uma forma ou outra, encerrará o ciclo dos últimos 30 anos. Nossa democracia não será mais a mesma. O extremismo vencerá.

Os dois principais candidatos ao pleito de 2018 declaram o rompimento com a ordem vigente.

O que está em segundo lugar apresenta expressamente no seu plano de governo o desejo de uma nova constituinte. Seu partido ridiculariza as instituições através das grades, brinca com o pleito eleitoral, confunde o povo maquiavelicamente amparado no velho “os fins justificam os meios”.

O que está em primeiro lugar está apoiado nas forças que nos conduziram ao “caminho maldito”, como bem traduziu Ulysses. Se na promulgação da Constituição se bradou “Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”, hoje o discurso é pela intervenção. Ulysses previu: “A moral é o cerne da pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam”.

Após 07 de outubro tudo indica que teremos que escolher entre a tinaria e o caos total.

Que 05 de outubro supere 07 de outubro. Que se concretizem as palavras de Ulysses: “A sociedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou o antagonismo do Estado”.


Reações:

0 comentários :

Postar um comentário