DO 05 AO 07 DE OUTUBRO




No dia 05 de outubro completaremos 30 anos da nova República. Após 02 dias dessa data marcante, no dia 07 de outubro, seremos chamados a mais importante das eleições desses 30 anos.

Naquele dia 05 de outubro de 1988, Ulysses Guimarães, o Presidente da constituinte, no discurso que melhor traduz “o espírito da lei” disse: “A nação quer mudar. A nação deve mudar. A nação vai mudar”. Essas palavras podem ser utilizadas no dia 07 próximo, porém, não de modo otimista.

O cenário atual do pleito eleitoral aponta que o resultado do dia 07 de outubro, de uma forma ou outra, encerrará o ciclo dos últimos 30 anos. Nossa democracia não será mais a mesma. O extremismo vencerá.

Os dois principais candidatos ao pleito de 2018 declaram o rompimento com a ordem vigente.

O que está em segundo lugar apresenta expressamente no seu plano de governo o desejo de uma nova constituinte. Seu partido ridiculariza as instituições através das grades, brinca com o pleito eleitoral, confunde o povo maquiavelicamente amparado no velho “os fins justificam os meios”.

O que está em primeiro lugar está apoiado nas forças que nos conduziram ao “caminho maldito”, como bem traduziu Ulysses. Se na promulgação da Constituição se bradou “Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”, hoje o discurso é pela intervenção. Ulysses previu: “A moral é o cerne da pátria. A corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam”.

Após 07 de outubro tudo indica que teremos que escolher entre a tinaria e o caos total.

Que 05 de outubro supere 07 de outubro. Que se concretizem as palavras de Ulysses: “A sociedade sempre acaba vencendo, mesmo ante a inércia ou o antagonismo do Estado”.


Comentários