A demurrage na Importação por Conta e Ordem de Terceiro



A sobrestadia, também denominada demurrage, é o valor cobrado pelos armadores, agentes de carga e outros atores do setor portuário pelo tempo que o contêiner fica em posse do importador.

Não existem muitos trabalhos doutrinários sobre a matéria, sendo que os estudos sobre o assunto são, em sua maioria, jurisprudenciais. No entanto, os Tribunais não conseguem, muitas vezes, corresponder ao exame científico que a matéria exige, por ausência de tempo, volume de trabalho ou a divisão em áreas especializadas que limitam a visão das complexas relações jurídicas que envolvem a importação,

Entre os temas que merecem um olhar especial, podemos citar a natureza da importação por conta e ordem de terceiro e seus reflexos na cobrança de demurrage.

Dessa forma, cabe destacar alguns pontos que muitas vezes não são devidamente compreendidos pela jurisprudência.


·         A demurrage na Importação por Conta e Ordem de Terceiro


Essa modalidade de importação foi criada pela Media Provisória 2.158/2001 e é regulamentada pela Instrução Normativa 225 de 2002.

Esse tipo de importação é sui generis. Isso porque o importador, ou melhor, a trading importadora, não é o ator principal do transporte. Em verdade, ele age como mero mandatário do real adquirente das mercadorias, este sim responsável pelas despesas relacionadas à importação e proprietário das mercadorias estrangeiras.

É o adquirente que pactua a compra internacional e assume o pagamento das despesas da importação.

No campo tributário a jurisprudência majoritária já reconhece esse quadro, razão pela qual se exige o ICMS-importação do adquirente e não do importador.

Sendo a adquirente o real importador, a consequência mais evidente é a ilegítima da cobrança de demurrage em face da trading importadora, mera mandatária, devendo a ação ser intentada contra o real adquirente.

Nesse sentido é o precedente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo:

APELAÇÃO CÍVEL Nº 024030143333 APELANTE: CAPITAL AGENCIAMENTO DE CARGAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS LTDA. APELADO: COMMAR COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO LTDA. RELATOR: DES. CARLOS SIMÕES FONSECA ACÓRDÃO EMENTA : APELAÇÃO CÍVEL - CIVIL E PROCESSO CIVIL - MONITÓRIA - DUPLICATAS MERCANTIS - CONTRATAÇÃO DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS IMPORTADAS - IMPORTAÇÃO DO TIPO "POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS" - IMPORTADORA QUE FUNCIONA APENAS COMO PRESTADORA DE SERVIÇOS DE DESPACHO ADUANEIRO - RESPONSABILIDADE DA ADQUIRENTE - RECURSO IMPROVIDO. 1. De acordo com as instruções normativas da Receita Federal aplicáveis à espécie, na importação do tipo "por conta e ordem de terceiros" a importadora está autorizada a realizar o despacho aduaneiro e retirar a mercadoria adquirida pela compradora do recinto alfandegário. Sua atividade limita-se, portanto, à prestação de serviços de despacho aduaneiro. 2. A responsabilidade pelo pagamento do transporte da mercadoria despachada até o local de destino escolhido pela compradora é de inteira responsabilidade desta. 3. Havendo vasta prova documental que ateste que quem contratou o frete da mercadoria foi a compradora e não a importadora, confirma-se a responsabilidade da primeira pelo seu respectivo pagamento. 4. A imposição de solidariedade prevista na medida provisória nº 2.158-35, de 2001 (que altera a legislação das Contribuições para a Seguridade Social - COFINS, para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS⁄PASEP e do Imposto sobre a Renda, e dá outras providências) restringe-se às obrigações tributárias, excluídas, portanto, as civis. 5. Recurso improvido, sentença mantida.


Como bem ressalta a decisão, a solidariedade entre adquirente e importador é apenas no campo tributário, não podendo se estender às obrigações privadas mesma solidariedade, em respeito ao art.  265 do Código Civil, que diz "A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes".

Dessa forma, a trading é sujeito ilegítimo para responder qualquer ação de demurrage em operações de importação por conta e ordem de terceiro.


-         Denunciação da lide na importação por conta e ordem

Partindo para uma análise pragmática, caso a trading importadora seja acionada judicialmente a responder pela demurrage, a importadora poderá se valer da denunciação da lide.

Hoje a matéria está disciplinada no artigo 125 do Novo CPC.

Segundo o inciso II, é admissível a denunciação da lide "àquele que estiver obrigado, por lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo de quem for vencido no processo".

A natureza da importação por conta e ordem revela, em si, que toda obrigação derivada da importação deve ser assumida pelo adquirente. No mais, a prestação do serviço de importação por conta e ordem exige o registro de contrato na Receita Federal. Esses contratos, em geral, possuem cláusulas em que a adquirente assume a responsabilidade por qualquer custo da importação, incluindo-se a sobrestadia.

Se o caso concreto possuir essas condições, a operação se amoldará ao comando legal da denunciação da lide, de modo que não sendo reconhecida a ilegitimidade da trading importadora, necessária será a denunciação das empresas adquirentes.

Sobre o assunto há precedente do Tribunal de Justiça de São Paulo:

AÇÃO DE COBRANÇA Sobreestadia de Contêiner Prescrição Inocorrência Prazo prescricional de cinco anos (art. 206, § 5º, CC) e termo “a quo” que se conta desde a data da devolução do cofre, consoante entendimento mais recente do E. STJ Denunciação da lide Cabimento em vista da existência de relação contratual que ampara tal possibilidade- Sentença reformada,afastando-s ea prescrição, com acolhimento da preliminar de denunciação a lide para que a denunciada apresente defesa Determinação de retorno dos autos à Vara de origem para o seu regular processamento Recurso provido para tal fim. (TJSP. Processo: 0045656-26.2012.8.26.0562)


Desse modo, podemos observar que, de forma gradual, os Tribunais vêm identificando as particularidades da importação por conta e ordem, afastando-se a injustiça cometida com as importadoras.

Comentários

  1. Parabéns! Excelente matéria que vem de encontro com o meu TCC no curso de direito!

    ResponderExcluir
  2. sobre o tema indicamos o seguinte livro:
    http://www.saraiva.com.br/demurrage-a-sobre-estadia-de-conteiner-no-transporte-maritimo-internacional-9350638.html

    ResponderExcluir
  3. Na prática não é isso que ocorre

    ResponderExcluir
  4. Boa noite queria comprar uns container HC.40 pés PR mim revender..mais não sei da onde posso conseguir direto da fonte vc pode me ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário