A Confraria – coincidências da ficção?



Bom, vendo as manchetes internacionais foi inevitável não recordar o livro "A Confraria", de John Grisham. Ele traz uma surpreendente história. Entre as extorsões realizadas no presídio federal, a trama mostra o envolvimento da CIA e das indústrias bélicas na campanha presidencial americana, mais precisamente nas prévias.

Trago abaixo a sinopse deste intrigante livro extraída do site http://jgrishambrasil.blogspot.com/search/label/A%20Confraria
Editora: Rocco
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
ISBN: 85-325-1163-5
Páginas: 360
Ano de Lançamento: 2000

Um candidato à presidência dos Estados Unidos, três juízes condenados, o chefe do serviço secreto americano, um general russo, um advogado alcoólatra, policiais desonestos: este é o elenco de A confraria, o novo romance do campeão de vendas John Grisham.

(...)Enquanto isso, a CIA tem seus próprios planos para a próxima campanha presidencial, elegendo um candidato afável aos seus interesses e da indústria bélica americana. Seu nome é Aaron Lake, congressista sem grande destaque que, com o auxílio de uma violenta campanha publicitária, uma mensagem alarmista e muitos milhões de dólares, se lança irresistivelmente à Casa Branca. Ao seu lado está Teddy Maynard, o todo-poderoso diretor da Agência Central de Inteligência,
que não pensaria duas vezes em simular atentados contra os Estados Unidos para reforçar a imagem de seu candidato(...)(grifo nosso)

A história é realmente intrigante e envolvente, mas o mais intrigante é ver a semelhança da ficção comparada à realidade.

Até onde vão os escrúpulos de um candidato para angariar votos e popularidade? Quanta coisa está envolvida em uma campanha eleitoral? Se a realidade repetir a ficção, nem mesmo o candidato terá a resposta – como acontece no livro – e será apenas uma peça de um jogo bem maior.

O Osama morreu (?) na hora certa, pelo menos para o já declarado candidato à reeleição Barack Obama. Justamente em um período baixa aprovação e tão próximo das prévias para as eleições de 2012 o mundo recebeu a notícia da morte o líder da Al Qaeda. Que (in)feliz coincidência não?

Bom, o que tenho para dizer é: leiam o livro, pois ele é muito bom. Se você for estudante de direito indico o autor, os livros dele são ótimos.

Comentários

  1. Teorias de conspiração é o que não falta, ainda mais envolvendo o governo norte-americano. As vezes eu acho que eles mesmos propõem essas teorias para verdadeiramente deixar o cidadão perdido e sem saber no que acreditar...é muito difícil tomar lado nessas questões, há tantas opiniões diferentes...muito bom o post! estou te seguindo! se te interessares, dá uma olhada, http://heitorpergher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. MAURICIO, MUITO BOM SEU BLOG

    PARABÉNS

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. J|á li alguns livros dele, mas não este!
    Adorei a dica.. boa correlação com a realidade atual!

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e adorei ainda mais a indicação! Estou no primeiro período de direito e vou procurar saber mais sobre o autor e sobre o livro. Obrigada pela indicação e parabens pelo blog :)

    ResponderExcluir
  5. O que devemos levar a sério e acreditar em tudo isso? apenas posso dizer que tudo isso cheira muito mal...e isso faz tempo já
    parabéns pela postagem!
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. ah, dúvidas heim.



    http://osdments.blogspot.com segue de volta?

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser realmente bom. Já tinha ouvido falar antes.
    Com certeza tudo isso não passa de um jogo político dos EUA.
    Ótimo post!

    http://nos4.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. muito bom o post...
    e bela dica..
    as artimanhas politicas estao por todos os lados, so nao ve, quem nao quer..
    Vou te seguir
    Se puder me visita

    Abraços..

    http://papiando-adoidado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite,
    Muito interessante a dica, vou procurar.

    Gostei do seu blog, já estou seguindo... Se quiser, passa lá...
    http://marlonpns.blogspot.com/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. teorias da conspiração? hahahaha
    vou procurar aki

    ResponderExcluir
  11. Eu fiz um post no meu blog falando justamente isso,pra mim o bin laden nao morreu o obama inventou essa história pq o governo dele lá nos EUA é muito contestado e com essa papagaiada toda é logico que a popularidade dele cresceria
    Estou te seguindo
    Abraço
    http://uaimeu10.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Em qualquer parte do mundo, políticos são todos iguais!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo teu blog, está interessantíssimo!
    Já estou seguindo, se puder siga o meu:
    http://omundodeninne.blogspot.com/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite. otimo blog..vou seguir..
    Montei um blog sobre games, PC, xbox360 e Playstation quem gosta do assunto segui lá, http://santhyago06.blogspot.com - serão bem vindos, quem não gosta, segui tambem, me da essa forcinha um ajudando o outro.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é muito interessante!

    Parabéns ; )

    S.Rïver
    Porto Velho/RO - Amazônia - BRASIL
    http://www.youtube.com/riuhpvh

    ResponderExcluir
  16. Boa dica.
    To seguindo!
    Passa lá?
    http://pradistrairvc.blogspot.com/
    Segue de volta!
    Bjbj'

    ResponderExcluir
  17. Pra mim acho que o Osama não morreu pelo simples fato de não terem mostrado nada dele diferente do que fizeram com o Saddam Hussein que mostraram lembra?

    ahh eu não consegui seugir o outro blog :s

    ResponderExcluir
  18. Tipo, quase todo mundo da minha família cursa direito menos eu então vou comentar com eles pois com certaize desse assunto eles vão saber [SAUAHAS]

    Bacanérrimo seu blog, e espero você no meu!
    http://retrojovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Super interesante hein! Vou procurar o livro sim!
    Parabéns pelo blog!

    www.equemnaomaviajar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho 3 opções no momento, Ler o livro e ficar quetinho na minha, pegar uma doze e acabar com a raça desses safados. Prefiro ficar quetinho na minha, como todas as pessoas. Infelizmente, pelo meio do dialogo, ninguem ta chegando a lugar algum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário