IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS



O Presidente dos EUA anunciou a intenção de taxar imposto sobre grandes fortunas. Mais do que uma medida “robinhoodiana” esta é mais uma medida para equilibrar os gastos e diminuir a dívida americana.

O imposto sobre grandes fortunas é aplicado em diversos países e inclusive está previsto em nossa Constituição. O esquecido art. 153, VII diz: Compete à União instituir impostos sobre grandes fortunas, nos termos de lei complementar.

Até hoje se espera a elaboração da lei complementar, que dificilmente será elaborada. Existem diversos projetos no Congresso Nacional esperando, quem sabe, a oportunidade de serem votadas.

A justificação do imposto varia. Alguns dizem ser uma medida para igualar a taxação de impostos, já que são os mais pobres que acabam pagando mais impostos, outros diz ser uma medida de promoção social, essa sim uma medida “robinhoodiana” de tirar dos ricos para dar aos pobres.

Quem sabe com a aprovação nos EUA os nossos políticos aproveitem o embalo e aprovem a mesma medida aqui. Será difícil, já que o primeiro projeto de lei sobre o assunto é do nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – que passou 8 anos pelo Planalto sem discutir seu próprio projeto.

-------------------
E então, será que o imposto sobre grandes fortunas seria uma boa solução? Fiquem a vontade para comentar.

Comentários

  1. Acho que seria bom sim. Porque a gente paga mais impostos que eles, então seria uma forma de tentar igualar isso!
    http://lollyoliver.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Talvez o maior problema seja definir por lei (complementar, no caso) o que é "grande fortuna", lembro de ter discutido sobre esse assunto na faculdade, mas nada muito profundo.
    Analisando vagamente o assunto, talvez outro grande problema seja o "fato gerador", pois a meu ver, qualquer "grande fortuna" já foi tributada pelo IR e isso poderia gerar uma bitributação. Enfim, o assunto é bem complexo.

    http://umlivroqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu blog!
    Diferente e bem informativo!
    Parabéns
    Venha conhecer o meu cantinho http://mairacintra.blogspot.com/
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Não precisa haver imposto sobre grandes fortunas. Basta que o imposto de renda tenha mais faixas de tributação e com impostos mais altos para as faixas de renda mais altas.

    http://123acao.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário