CORRUPÇÃO NO BRASIL




Os fatos ocorridos no mês revelaram uma verdade triste que trouxe nuvens a um horizonte que, para mim, era tão azul. O mês de agosto mostrou ser realmente o mês do desgosto.

Dois fatos quase simultâneos mostram que a luta contra a corrupção no pais é muito mais difícil do que o imaginado. Primeiro, no mês de julho, cai o chefe da Casa Civil Antonio Palocci, o que gera uma cadeia que atinge seu ápce no mês de agosto, quando o ministro do Turismo e o ministro da Defesa são demitidos e o ministro da Agricultura pede demissão. Completando este cenário, o parlamento, incluindo a base aliada, faz uma “greve” contra o executivo. O que exigiam? A liberação de emendas parlamentares, que contabilizam 1 bilhão de reais.
Segundo fato, no dia 12 de agosto, o Brasil fica sabendo da morte de uma juíza do Rio, Patrícia Acioli, que sucumbio no combate contra a milícia.

O que estes fatos têm em comum? Em ambos há um combate direto contra a corrupção (por que será que a Dilma não queria liberar as emendas parlamentares para os próprios alidados?) e em ambos há derrotas.

O combate contra a corrupção é muito mais complexo quanto parece - quem assistiu Tropa de Elite 2 sabe muito bem do que estou falando. Fica claro que combater “de dentro” é muito mais difícil, já que você atinge àqueles que são peças fundamentais do jogo.

Não gosto do Jabor, mas pela primeira vez tenho que concordar com ele. A corrupção não só faz parte do sistema político/judiciário como ela é o próprio sistema. Já que não pode ser combatida de dentro, quem está fora (pelo menos teoricamente de fora) como a mídia tem o dever de combater amplamente, mas o que aconteceu? Apesar de não admitir, a Dilma está fazendo um verdadeiro limpa no Planalto e a mídia não dá o verdadeiro respeito/atenção que deveria. Agora era hora de aplaudir e apoiar os feitos da Presidente, levantar a bandeira contra a corrupção, mas nada disso acontece.

Somos movidos pela Globo, pode ver. Os cara-pintadas não existiram, foi apenas fogo de palha aceso pela Globo. Onde estão eles hoje? Enquanto a Dilma varria a corrupção estavamos preocupados com “quem matou a Norma”. A Dilma é o cordeiro no meio de lobos. Ingenuamente ela peita a corrupção – assim como a juíza – e o próprio José Dirceu afirmou, se ela continuar assim não termina o mandato. Era hora de apoiar a Presidente. Mostrar que ela não está sozinha, tem uma nação que a elegeu e a apoia, que quer tanto como ela o fim da corrupção.

É impossível lutar contra a corrupção quando ela é necessária para, a exemplo da Dilma, governar ou, a exemplo da juíza, sobreviver. A mudança depende de nós também, mas tudo mostra que continuaremos nesse lodo por muitas gerações vendo os os bravos sucumbir.

Tantos movimentos ocorridos no primeiro semestre (preço justo já, churrasco da gente diferenciada...) mostraram o que para mim poderia ser a luz no fim do túnel. Começo a achar que não passavam de sonhos.




Ps:
Let us not wallow in the valley of despair, I say to you today, my friends.

And so even though we face the difficulties of today and tomorrow, I still have a dream.”
Martin Luther King, Jr.

Comentários

  1. tama que esse mes que se inicia hj.. nao seja tao ruim, como foi o mes passado...

    te sigooo
    http://miticoplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a morte da juiza, foi a deixa para que possam ver que os juizes desse brasilzão correm muito perigo sim.. E a politicagem, tá como sempre, não prestando, realidade triste..
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário