REVOLUÇÃO PELAS REDES SOCIAIS – Chegou a Nossa Vez (?)



O mundo árabe está em ebulição. Os jovens, através das redes sociais, promovem movimentos de protestos e derrubam ditadores.

Na Grécia, greves gerais, passeatas e protestos estão sendo realizados, também organizados pelas redes sociais e por milhares de jovens nas ruas.

Não é coincidência, é tendência. Os jovens sempre estiveram à frente dos movimentos políticos e sociais, e hoje seus gritos de protesto nunca ecoaram tão longe. Cada vez é mais comum os noticiários informarem notícias no estilo dos parágrafos acima.

Aqui no Brasil o momento nunca foi tão apropriado. Os filhos da Constituição de 1988, ou seja, a primeira linhagem de jovens de um Brasil livre das amarras da ditadura chega aos vinte anos armados de liberdade de expressão proporcionados por um Estado de direito e pelas redes sociais.

Os primeiros sinais começam a aparecer. Um jovem, que grava vídeos na internet em seu próprio canal, lança um movimento em busca da diminuição da carga tributária – e até o momento em que escrevo esse post atingiu mais de 500 mil assinaturas. No dia 14 de maio, um protesto em resposta à desistência do governo de São Paulo de construir uma estação de metrô no bairro de Higienópolis, Capital, reuniu cerca de 600 pessoas – grupo reunido e organizado por meio das redes sociais.

Chegou a nossa vez, é o nosso momento de fazer história. Cada pequena atitude toma proporções imprevisíveis dentro da internet e das redes sociais – o que nos leva a tomar cuidado também.

Espero estar certo e que movimentos como esses sejam de fato uma tendência. Que não se repitam as letras de Belchior, imortalizadas na voz de Elis Regina: “apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.

Vamos tomar mais cuidado ao escolher nossos políticos e consciência de que a força está com a gente. “O povo unido jamais será vencido”, uns dos ditados populares mais verdadeiros. Não digamos “o futuro é nosso” e sim AGORA É A NOSSA VEZ.

Ps.: “♪♫Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando...
Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem...
♫♪
Composição : Belchior

Comentários

Smoker Sam disse…
se todos agissem assim
o mundo seria diferente
o mundo poderia ser bem melhor de se viver
protesto eh querer uma que eh obrigatória mente nossa, e só assim q podemos conseguir

AGORA TÊM QUE SER A NOSSA VEZ!!!
Jeff disse…
Força as redes sociais. Se o problema era medo de sair de casa, agora não tem mais desculpa
Ítalo Richard disse…
As redes sociais tem mostrado grande força mesmo, reunindo várias pessoas de diferentes localidades em prol de uma única filosofia ou finalidade, e isso tem dado certo.

abraço,
www.todososouvidos.blogspot.com
Zoeiras.com disse…
que viage manolo!
hauhauahuhaa
kra, seu blog está mto bom
layout bem bolado
bem bacana msm
ah! seus posts tmbm são da hora
sem distinção
parabéns pelo conjunto
ahhh... só nós brasileiros que continuamos
sendo esse povo passivo
calado e que aceita tudo
tmbm, com essa juventude alienada q temos
aff
<>
visite-nos e comente tmbm
gostando siga e avise que retribuiremos
se seguir deixe o aviso no comentário
deixando o seu link para retribuirmos
<>
grato
<>
http://mikaelmoraes.blogspot.com
Aneurysm disse…
mt louco,
Blog legal mais um seguidor o/
Filipe Dias disse…
è, cada vez mais facil reunir o povo para porestos, tem perigo de cermos boicotados?
Tiago Rocha disse…
As redes sociais tornaram-se grandes ferramentas para reunir o povo e organizar protestos, isso é verdade.
Muito bom o post, parabéns pelo blog!

Seguindo!

http://sad-buttrue.blogspot.com
Andre disse…
Demora mas uma hora chega a nossa vez...
estou seguindo!
me segue lá
www.eissoaicampeao.com
Vanda Ferreira disse…
Um dos pontos iniciais da Revolução pelas redes sociais é quando tomamos como nota que o fato de ser uma Web 2.0 significa que a nossa opinião, atitude e presença é tão importante quanto qualquer veículo de comunicação.

Partindo desses princípio, chegamos ao que podemos chamar de "valer a nossa voz". O que isto quer dizer? Quer dizer que hoje temos uma ferramente tão mais importante do que a própria televisão, pois até mesmo a televisão vista para muitos como comunicação de massa não é interativa, ou seja, ela apenas emite a mensagem, mas não há nenhum retorno por parte do público.

Agora, com a Internet e suas ferramentas sociais, nós temos um grande espaço para lutar por nossos direitos e defender o que é de direito nosso.

Cito um exemplo, até mesmo publicado por mim no blog, sobre o fato do MEC distribuir livros em que aceita o erro de ortografia. É um absurdo aceitarmos algo desse tipo e mais do que nunca precisamos mostrar a nossa crítica em relação a essa atitude do MEC. É como se assinassem o nosso atestado de "burrice", ou seja, "a população não tem capacidade para tentar falar, muito menos escrever certo".

Não podemos deixar isso acontecer. Então, vamos mostrar a nossa revolução, usando as ferramentas que temos e que sabemos que irá expandir as nossas opiniões.


Muito bom o seu blog e o conteúdo apresentado. Virei sua seguidora.

Vanda Ferreira

http://vanda-ferreira.blogspot.com/2011/05/assassinaram-lingua-portuguesa.html

Siga-me no twitter: http://twitter.com/vanda_ferreira
Comunidade do Orkut do meu blog: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103492342
Grupo no Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/home.php?sk=group_138354562903471&ap=1
Dona Ana disse…
Oi, estou seguindo seu blog, aguardo vc no meu www.donaanamagos.blogspot.com
Jay disse…
bom espero que nao tenha "captha" eee trenzinho xato

mas achei o post muito bom to te sgeuindo velho
http://inconstantedreams.blogspot.com/
segue aew vlws flws
Dona Ana disse…
A internet tem ajudado a ecoar a nossa voz, mas devemos ter cuidado, diariamente surgem grupos pelo bem da sociedade, mas também há os que se reunem para coisas ruins.
Hélvio Caldeira disse…
Legal.

http://helviocaldeira.blogspot.com/
' Huugo disse…
se todos contribuíssem assi mseria muito bom...
retribui?
www.sentimentares.blogspot.com =)
Anônimo disse…
redes sociais são muito importantes e continuam a evoluir
Leandro disse…
É chegou a nossa vez, a internet tem um poder incrível. Parabéns pelo blog, conteúdo muito bom, to te seguindo.

Parabéns e sucesso!

Leandro
www.emquestao.org
comente e siga!
Samara Santos disse…
É agradabilíssimo saber que apesar de tudo, ainda existem pessoas que utilizam a internet para o bem maior e tão sabiamente, focando acima de tudo, em pontos importantes.
CAMILA de Araujo disse…
Enquanto outras nações lutam e usam as redes sociais para pedir liberdade, melhorias, para o fim de governos totalitárias, pra o que nós usamos? Será que vivemos literalmente banhados por um eterno mar de rosas ou não a nada mais importante do que a legalização da maconha?

http://www.papel40kg.com/
Barbara Nonato disse…
Acredito que esta seja sim uma via para reivindicações e manifestações, mas penso que deve haver algum tipo de organização. O Brasil nem sempre sabe se organizar e daí tantos disparates ou fracassos naquilo que buscamos.
Investigador disse…
Lembrei dos "caras pintadas" na época do Collor.
Legal...
Unknown disse…
Muito Bom seu blog'


http://amandynhasilvatextos.blogspot.com/
Tatyana disse…
Ótimo post como sempre
Parabéns

www.equemnaoamaviajar.blogspot.com
diogo disse…
gostei da mensagem, e o textoo está bem escrito e ideia bem estruturada
sucesso
Unknown disse…
Se tem uma arma poderosa nas mãos...
Agora, basta usá-la!

Belo post!

;D
Marcus Alencar disse…
É, eu lembro de certa vez ter tido um professor na faculdade que estudava isso. Um conseqüência muito previsível do futuro, você não acha? É um sinal do futuro na verdade, a oportunidade de liberdade de expressão somada ao alcance de pessoas proporcionado pela internet motiva isso de alguma forma. Vamos ver.
Rubi disse…
A citação de Belchior no final foi sensacional.
Anônimo disse…
seguindo aká.... retribui,por gentileza?
http://pensandobemblogspot.blogspot.com/
bgd^^