A História se Repete - impeachment

A HISTÓRIA SE REPETE
1986
- Fevereiro: O aumento da dívida externa e aumento dos gastos públicos no período da ditadura militar agravam a situação econômica do país. Assim, com a posse da Sarney, é lançado o Plano Cruzado em combate à inflação e ajuste da economia.
Marco: congelamento dos preços.


- Novembro: Mesmo com a consciência de que o congelamento aumentará a inflação, o Governo mantém os preços congelados para mascarar a crise financeira, em razão das eleições gerais.


2014
- Janeiro: Há claros sinais de desajustes na economia, iniciados com a “nova matriz econômica” a partir de 2011, com aumento da dívida pública, resultando em déficit fiscal e aumento da inflação. Mostra-se urgente um reajuste na economia.



- Outubro: O Governo congela os preços administrados (transporte, energia, combustíveis) e atrasa as transferências dos valores destinados aos programas financeiros (pedaladas) para mascarar a crise, em razão das eleições gerais.



1990
- Março: Os planos econômicos de 1986 a 1989 são um fracasso e alimentaram a hiperinflação.
As eleições de 1989 para presidente dividiram o país. 



Collor é eleito e lança o Plano Collor.
Marco: confisco da poupança.



2015
- Janeiro: As eleições de 2014 para presidente dividiram o país.



A presidente reeleita admite a necessidade de ajustes fiscais e realiza programas que prometeu não fazer durante a campanha.

1992
- Dezembro: Em razão do agravamento da crise econômica, denúncias de corrupção e perda de apoio político, o Presidente sofre processo de impeachment, levando à renúncia em dez/1992.






2016
- Abril: Em razão do agravamento da crise econômica, denúncias de corrupção e perda de apoio político, a Presidente sofre processo de impeachment.

1993
- Maio: O Vice-Presidente Itamar Franco assume a Presidência e encontra inúmeras dificuldades para montar a equipe econômica do governo. Após três ministros, Fernando Henrique Cardoso assume o Ministério da Fazenda e monta a equipe que criará o Plano Real, que veio a estabilizar a economia em junho de 1994.






Comentários