Tópicos sobre Propriedade Intelectual



SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Sociedade da informação é conceito em formação. As novas tecnologias de informação criaram um hiato em relação ao status quo da sociedade de informação. Podemos dizer que há uma revolução na informação, já que a sociedade não consegue mais usar somente os meios de informação anteriores à internet, por exemplo.
O paradigma da sociedade da informação é o compartilhamento. A internet foi criada para compartilhamento de informação de forma descentralizada, o que leva a pensar a aplicação do direito de reprodução em um ambiente em que tudo é cópia (ou tudo é original).
Na virada do século XIX para o século XX o diretor do Departamento de Patentes dos EUA, Charles H. Duell, afirmou que “tudo o que poderia ser inventado já foi inventado”, solicitando inclusive a extinção do Departamento. Na virada para o século XXI o então presidente do Departamento de Patentes disse que os cinco produtos mais vendidos em 2015 sequer foram inventados. Hoje um produto leva 18 meses entre sua produção/planejamento até a comercialização.
A internet de 1995 era meio de acesso à informação. Dez anos depois, com a internet 2.0, o usuário da internet passa a ser produtor de conteúdo, e não mero consumidor.

TUTELA DOS CONTEÚDOS NA INTERNET
Hoje possuímos o comércio eletrônico, mas este não possui lei. O comércio não advém da lei, vem da prática do comércio. Não pode ser contra a lei, mas não havendo vale a prática.
Com a internet “os limites territoriais e o tamanho das empresas são deixados para segundo plano”.
São virtudes da internet:
1)      Velocidade
2)      Simplicidade para se conectar à internet
3)      Informação em diversas fontes
4)      Ausência de barreira física

DIREITO AUTORAL
Observar a expressão. Algumas expressões possuem proteção, outras não. Ex. modelos de negócios não podem ser patenteados.
O estilo não é passivo de tutela. Web design não tem proteção de patentes, sua proteção é de direito autoral.
Trabalho técnico sem capacidade intelectual não tem proteção. Quando crio um padrão que foge do comum no mercado (look and feel) tenho proteção? Os conceitos estão sendo formados. A aplicação do direito autoral na internet está em adaptação.
PROTEÇÃO LEGAL:
- Download com fim econômico é ilegal.
- Em relação ao nome do domínio, o modelo de negócio determinará. Site com mesmo nome, mas com finalidade distinta (p. ex. um site é de vendas e o outro de disponibilização de conteúdo) não fere ou interfere o outro.

Comentários